HANGAR_OFICIAL Hangar » Zelo e preservação da natureza
OS Pará 2000 é:

Notícias

04/03/2019

Zelo e preservação da natureza

O Hangar Convenções & Feiras da Amazônia é referência para receber os mais variados tipos de eventos como feiras e grandes congressos. O espaço foi projetado para oferecer ao visitante o conforto e a modernidade, aliados a um paisagismo que remete às belezas da flora amazônica e seus rios.

Neste mês de março, a equipe do Centro de Convenções localizou no gramado lateral do Pavilhão de Feiras, um ninho com ovos de Vanellus chilensis, popularmente conhecido como Quero-Quero e isolou, a fim de protegê-los.

O Quero-Quero vive em grupo e os animais dessa espécie são de vida livre. Nos centros urbanos, eles escolhem viver em áreas abertas com terra e vegetação rasteira (jardins e gramados) para alimentação e reprodução. Sendo assim, encontraram no Hangar um ambiente favorável. Reproduzem em média duas vezes ao ano e colocam em média três ovos. É comum nascerem todos os filhotes, mas somente um ou dois filhotes sobrevivem devido a predação por aves de rapina, mamíferos ou répteis.

“Os ovos do quero-quero possuem manchas e são facilmente confundidos com o solo ou uma pedra. Por isso, fazer o isolamento do ninho foi importante para não pisarem acidentalmente nos ovos. Essa ação realizada no Hangar mostra que toda forma de vida tem importância e a preservação de um indivíduo sempre valerá a pena”, declara a veterinária da OS Pará 2000, Stefânia Miranda.

No lago do Hangar é possível encontrar outras espécies de animais, como os cines negros que já se reproduziram diversas vezes, e peixes como pirarucu e tilápias. “Além do fornecimento de alimentação, o núcleo técnico do Parque Mangal das Garças é acionado também em caso de emergências clínicas ou problemas no manejo dos animais. Além disso, periodicamente, para o grupo de cisne negro, é realizada a vermifugação preventiva, o controle de ectoparasitas e a suplementação vitamínica. Os demais animais não são manejados, pois são de vida livre”, explica a veterinária.

A Organização Social Pará 2000 administra atualmente seis complexos: Estação das Docas, Parque Zoobotânico Mangal das Garças, Hangar, Mangueirinho, Carajás e Parque Estadual do Utinga, e busca, em todos os complexos, incentivar e promover ações de preservação e educação ambiental.

Por Fernanda Scaramuzzini
Imagem: Arquivo OS Pará 2000

Agenda

 

Nas redes

Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas s/n - Marco - Belém - Pará - CEP: 66.613-902

Fone: (91) 3344-0100 | E-mail: comercial@hangarpa.com.br

Mantido por