HANGAR_OFICIAL Hangar » Contação de histórias atrai crianças para o Espaço Infantil da Feira
OS Pará 2000 é:

Notícias

06/06/2018

Contação de histórias atrai crianças para o Espaço Infantil da Feira

Um suave cheiro de incenso invadiu o espaço infantil, nesta manhã, e sobre o tapete vermelho, um pequeno jardim japonês em que o bonsai era destaque no cenário oriental. Todo o esmero era para que o ator e contador de histórias Ganesh OM envolvesse a plateia de crianças, adolescentes, pais e professores, no universo de seu mais novo espetáculo intitulado “Contos Zen”, criado especialmente para ser apresentado na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro.

Com 20 anos de carreira, Ganesh OM ou Gilberto Moura de Andrade, 46 anos, conta que está em um momento de sua profissão voltado para estimular a sua sabedoria e a do outro, por meio das histórias que costuma contar. “Estou na caminhada da busca de bons valores, dos mais eternos, mais sólidos, para incentivar o nosso melhor lado”, ressalta ele, vestido de quimono marrom com uma faixa avermelhada na cintura, descalço e com os cabelos presos no alto da cabeça.

Sua quinta e atual contação de histórias, “Contos Zen”, baseada na obra “178 contos clássicos do zen-budismo”, relata a história de um jovem que se transforma em uma pessoa melhor durante a sua convivência com um mestre de meditação e de artes marciais. Eles chegam até o topo de uma montanha e é nesse lugar que o jovem percebe sua mudança interior. A mesma história, Ganesh OM vai contar nos próximos dias 8, sexta, às 18h; e 9, sábado, às 11h30, no mesmo Espaço Infantil.

Primeira feira do livro
A menina Ariane, 7 anos, aluna do segundo ano do ensino fundamental, sentiu uma nova emoção nesta segunda-feira. Foi a primeira vez que esteve em uma feira do livro e um dos seus objetivos era comprar um volume de “Caça-palavras”. “Ariane está aprendendo a ler e o caça-palavras a ajuda a identificar letras e sílabas”, explica Jorgeane Paiva, 45 anos, pedagoga e diretora do Centro Educacional Angel, que fica no bairro Paracuri I, no distrito de Icoaraci, onde sua aluna mora e estuda.

Segundo Jorgeane, todos os anos a instituição leva à feira do livro um determinado número de alunos. Desta vez, foram 17 crianças, na faixa etária entre 3 e 7 anos, que estudam do maternal ao ensino fundamental: “Decidimos tomar essa iniciativa, pois a maioria dos nossos alunos, normalmente, não frequenta esse evento e seus pais não costumam levá-los. E, dessa forma, tentamos proporcionar o mundo da leitura, já que também o bairro é carente desse universo”, acrescenta.

Ontem, esse grupo de estudantes, sendo que a maioria foi à feira do livro pela primeira vez, assistiu à contação de história “Contos Zen” e, em seguida, visitaram os estandes da área infantil. Jorgeane conta, ainda, que nesta terça-feira, nas salas de aula da escola, os alunos vão participar de uma roda de conversa sobre o que vivenciaram no evento. “Eles também vão desenhar o que mais chamou a atenção deles”, ressalta ela, que levou Tarsila, 6 anos, frequentadora da feira do livro desde os seus dois anos de idade, e tem uma paixão: o livro de história das irmãs Elsa e Anna, do filme “Frozen”.

Show lítero-musical
Logo em seguida, no Espaço Infantil, foi a vez da contação de histórias “Por enquanto eu sou pequeno”, com a professora e poetisa Elaine Casseb e seus filhos Gean Kauê, 14 anos, e Kalil, 11 anos. São várias cantigas populares antigas infantis que o trio apresenta em meio às histórias contadas e poesias declamadas, como “A casa”, de Vinícius de Moraes, e “Cai, cai, balão” que estiveram no repertório da apresentação.

Quem estava na plateia era Henry, quatro anos, no colo da sua mãe Eliane Angelin, 31 anos. “Gosto que ele assista contação de histórias para ampliar os conhecimentos sobre o nosso mundo e também que ele tenha contato com livros e com essa arte lúdica. O que ele mais gosta na literatura infantil é ver livros ilustrados, principalmente, com história de dinossauro; e de super-herói, em especial, o Batman”, conta ela.

Por Suely Nascimento
Fotos: Elza Lima

Agenda

 

Nas redes

Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas s/n - Marco - Belém - Pará - CEP: 66.613-902

Fone: (91) 3344-0100 | E-mail: comercial@hangarpa.com.br

Mantido por